• SOBRE A SEANNY ARTES & MI MODA INDIGENA

A empresa SEANNY ARTES criou a marca MI MODA INDÍGENA, projeto elaborado pelas empresárias e descendentes do povo Munduruku Seanne Oliveira e Rebeca Ferreira. O projeto surgiu com o intuito de alcançar e qualificar indígenas das comunidades da cidade de Manaus, dialogando as tradições ancestrais com a moda contemporânea. O projeto denominado MOSTRA INTERCULTURAL DE MODA INDÍGENA foi o primeiro Desfile de Moda Indígena do Brasil projetado a apresentar Estilistas e Modelos de diversos grupos étnicos. O projeto alcançou não apenas o Brasil, mas também países da América Latina, Central e Norte; e também países da Europa e Ásia. Em 2023, a marca MI MODA INDÍGENA apresentou a COLEÇÃO BIOJOIAS durante a LONDON FASHION WEEK 2023 no Brazil World Fashion a convite da revista britânica High Profile Magazine. Foi a primeira vez que uma marca indígena brasileira esteve presente numa Fashion Week Internacional, sendo representados cinco etnias indígenas da Amazônia.

Atualmente, a marca MI MODA INDÍGENA apresenta as Coleções dos Estilistas Indígenas da Amazônia, sendo assinado pelas marcas:

Ateliê Seanny Artes Munduruku, Ateliê Novo Paraíso da Moda Indígena Natty Ticuna, Ateliê Eli Oliver Apurinã e Tesoura de Ouro Tukano Ateliê.

A primeira edição da Mostra Intercultural de Moda Indígena teve como tema principal "Grafismo: Tradição, Ancestralidade e Contemporaneidade" que se configura nos trajes e traçados dos figurinos, pinturas e artesanatos que representam a espeficidade de cada etnia sob a curadoria da Estilista e Professora Seanne Oliveira. 

Após a primeira edição, o projeto MI MODA INDÍGENA tem evoluído na produção de moda com os ateliês indígenas participantes do projeto. Logo, foi lançada a temporada pocket, edição sendo apresentada na temporada modelagens contemporâneas de alfaiataria com a essência da ancestralidade indígena através das sementes e grafismo. O tema da temporada pocket é "Alfaiataria Amazônica: Grafismos e Identidades Indígenas no Cenário Contemporaneo". 

Em 2023, a marca MI MODA INDÍGENA apresentou na London Fashion Week 2023 a Coleção Biojoias sendo uma homenagem a Embaixadora Global da marca Karine Aguiar, tendo uma participação no Parlamento Britânico em Londres na Inglaterra.

  • SOBRE A EMPRESA 

A empresa SEANNY ARTES PRODUÇÕES, devidamente inscrita no CNPJ 43.877.035/0001-16, com sede na Rua Alfredo Beça, 581, Raiz, CEP: 69068-045, Manaus - AM, começou a atuar em 2017 como um grupo artístico experimental com atividade voltadas as artes cênicas, lúdicas e moda. A empresa desenvolve processos artísticos que unem as tradições ancestrais amazônicas com elementos culturais pops e contemporaneos, envolvendo também o universo nerd/geek do cosplay. Na área de Moda, a Estilista Seanne Oliveira criadora do projeto desenvolve peças amazônicas voltadas a figuras típicas, carnavalescas e indígenas com foco na identidade da mulher. 

  • SOBRE A MI MODA INDÍGENA

O projeto MOSTRA INTERCULTURAL DE MODA INDÍGENA surgiu em outubro de 2021 a partir do contato da empresa Seanny Artes Produções com as comunidades indígenas de Manaus em contexto urbano. A Estilista Seanne Oliveira desenvolveu toda a estética do projeto que teve o intuito de apresentar o grafismo como linguagem e identidade étnica, para que os povos originários fossem reconhecidos pela sua individualidade étnica.

A artista e pesquisadora Rebeca Ferreira escreveu todo o projeto que foi também inspirado no seu projeto de pesquisa denominado "Interculturalidade em Cena" que apresenta um estudo acerca de dramaturgia amazônica com foco nas populações indígenas e ribeirinhas do Norte do Brasil. Com o objetivo de integrar o processo de pesquisa com o projeto de Moda, a empresária Rebeca Ferreira (Reby) denominou o projeto "I Mostra INTERCULTURAL de Moda Indígena em Manaus, primeira edição 2022".

O projeto foi contemplado pelo edital "Amazonas Cultura em Rede" da Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas ficando em quinto lugar diante de mais de 200 projetos inscritos. A "I Mostra Intercultural de Moda Indígena em Manaus" teve como patrocinadores e apoiadores o Instituto C&A, Sapatinho de Luxo, Sumaúma Park Shopping, Faculdade Anhaguera Polo Sumaúma e Bahserikowi'i Centro de Medicina Indígena. 

O tema da primeira edição "Grafismo: Tradição, Ancestralidade e Contemporaneidade" teve como objetivo proporcionar uma visibilidade para o grafismo e e artes integradas dos Povos Originários. O projeto alcançou as Comunidades Parque das Tribos, Aldeia Inhã-bé, Comunidade Watyamã da Redenção e Comunidade Estrela de Davi. Sendo 32 Estilistas e 37 Modelos apresentando vestuários masculinos, femininos e infantis totalizando a participação de 15 etnias, sendo: Munduruku, Tikuna, Kulina, Tariano, Baré, Marubo, Miranha, Carapãna, Mura, Witoto, Guarani, Dessana, Kambeba, Sateré-Mawé e Kokama. A Estilista Seanne Oliveira ofereceu cursos na área de Moda para a qualificação dos indígenas participantes.

  • DIRETÓRIO E EQUIPE DE TRABALHO

O projeto MI MODA INDÍGENA contou com a ajuda de muitos voluntários que tiveram a vontade de ajudar no processo de aperfeiçoamento dos cursos de Moda e na realização do evento. Atualmente, os voluntários fazem parte da equipe de trabalho do MI MODA INDÍGENA.

 

Reby Ferreira é a CEO da empresa Seanny Artes e presidente do projeto MI MODA INDÍGENA. Reby é empresária, atriz, cantora, modelo e pesquisadora em dramaturgia na Universidade do Estado do Amazonas:

Reby Ferreira - CEO

+55 (92) 99434-0147

e-mail: [email protected] / [email protected]

 

Seanny Oliveira é Fundadora da empresa Seanny Artes e vice-presidente do projeto MI MODA INDÍGENA. Seanny é artista visual, estilista, designer de moda e cenógrafa. Pós-graduada em Magistério do Ensino Superior e Formada em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Amazonas:

Seanne Oliveira - Co-CEO

+55 (92) 98433-8728

e-mail: [email protected] / [email protected]

Tatiana Costa é a assessora contábil da empresa Seanny Artes Produções;

Sandra Cunnha é a Diretora Executiva da Seanny Artes & MI Moda Indígena;

Hanna Vasconcelos é Diretora e Instrutora de Modelos da Seanny Artes & MI Moda Indígena;

Amália Vasconcelos é Assessora Geral da Seanny Artes & MI Moda Indígena;